quarta-feira, 15 de abril de 2009

Noite mágica em Stamford Bridge

Chelsea e Liverpool ofereceram, ontem, aos adeptos de Stamford Bridge, uma noite recheadas de golos, 8 para ser preciso. O jogo terminou com um empate a 4 bolas, a equipa do Chelsea apurou-se para as meias-finais, da Liga dos Campeões, visto ter ganho a primeira-mão por 3-1.

Não foi uma noite feliz para o guarda-redes, principalmente para Petrc Cech, que antes da meia hora já tinha sofrido 2 golos, o primeiro de livre, por Fábio Aurélio, cheio de culpas para Cech, e o segundo por Xabi Alonso de penalty. O Liverpool terminava a primeira parte a vencer por 2-0, mas sempre em cima do Chelsea, à procura do terceiro, que premitia o apuramento dos "reds".

Na segunda parte, Hiddink apostou em Aneka e o francês acabou por ser decisivo no jogo. O Chelsea chega ao primeiro golo, por Drogba, após assistência do frânces, com muitos culpas para o guarda-redes Reina. Alex empata o jogo, através dum livre directo, com o português Ricardo Carvalho a ser decisivo, visto que abriu a barreira do Liverpool. A cambalhota no marcador, foi completada por Lampard, estava feito o 3-2 e a elimatória parecia acabada. Mas não! O Liverpool não se rendeu e Lucas e Kuyt devolveram a vantagem ao Liverpool, estavam corridos 83 minutos. A equipa de Benitez, ainda tinha tempo de garantir o apuramento. Aos aos 89, novo golo em Londre, novamente Lampard a empatar a partida, a bisar no jogo e a garantir o apuramento para equipa do Chelsea.

No outro jogo de ontem, o Barcelona foi a Munique empatar com o Bayern. O jogo esteve longe de ser como o da primeira mão, em que o Barcelona goleou por 4-0. A tarefa era complicada para os alemães, que não foram além dum 1-1.

UEFA castiga Jesualdo

Jesualdo Ferreira não se irá sentar no banco, no jogo de mais logo, frente ao Manchester United. Este castigo tem a ver com um gesto, menos próprio, que o treinador portista téra dirigido ao árbitro no jogo de Madrid, frente ao Atlético.

Inicialmente, a UEFA pretendia um castigo de dois jogos, mas o Porto recorreu e conseguiu que Jesualdo orienta-se a equipa em Old Trafford, ficando com um jogo de pena suspensa, caso o incidente se volte a repetir. Todo este envolvimento, em volta do treinador, passou despercibido à comunicação social, ficando-se a conhecer o castigo apenas ontem à tarde.

No jogo de mais logo, a equipa do F.C. Porto irá ser orientada pelo adjunto José Gomes. Ao que tudo indica, Jesulado Ferreira irá assistir o jogo em sua casa, dirigindo-se ao estádio do Dragão, apenas 15 minutos depois do final da partida.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nenê coloca Nacional no 4º

O Nacional deu um passo de gigante ontem à noite, na Trofa. Subiu ao 4ºlugar, ultrapassou o Braga, concorrente na luta pela UEFA e o próximo adversário dos madeirenses na Liga. O jogo prespectivava-se fácil para o Nacional, mas apesar de ter ganho por 2-1, a equipa da Madeira acabou a partida encostada às cordas.

O Trofense entrou em em campo com uma equipa demasiado defensiva, eram poucos os homens lá na frente, a tentar importunar o guarda redes Bracalli, e a equipa sofreu por isso. O Nacional surgiu na Trofa com o seu grande trunfo, Nenê, que ontem marcou dois golos, sendo decisivo na vitória alvi-negra. Mas a equipa de Manuel Machado não vive só do avançado brasileiro, atrás dele um meio campo de luxo desenha-se. Ruben Amorim é o maestro e grande obreiro da táctica do seu treinador, mas Leandro também tem um papel muito importante nas recuperações e transições de bola.

O árbitro apitou para o intervalo e o Nacional já vencia por 2-0. Mas o Trofense não se contentava com a derrota, e Hugo Leal, aos 78 minutos, marcou o golo da sua equipa. Muito tarde, visto que a partida acabou com a derrota da equipa de Tulipa, que já leva 8 derrotas em casa.


domingo, 12 de abril de 2009

Resultados da 24ª Jornada

Os resultados da 24ª jornada, da Liga Portuguesa de Futebol, foram os seguintes:

Sexta-Feira:
Sp. Braga-Marítimo, 1-1
P. Ferreira-V. Guimarães, 1-1

Sábado:
Leixões-Rio Ave, 1-0
Sporting-Naval, 3-1
Benfica-Académica, 0-1
F.C. Porto-E. Amadora, 3-0

O jogo, Nacional-Trofense, realiza-se na segunda-feira, ou seja, amanhã.

Aleluia Hermínio...

Minutos antes do inicio do jogo com o Estrela da Amadora, o Porto recebeu no seu estádio, pela mão do presidente da Liga, Hermínio Loureiro, as taças de campeão nacional referentes às épocas de 2006/2007 e 2007/2008. O público do dragão brindou Hermínio com assobios e só após a saída do presidente da Liga, é que os portistas aplaudiram e gritaram, pelos seus jogadores.

Esta falta da Liga, já há muito tempo, tinha sido revelada pelo presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e o clube já pensava em dirigir-se aos tribunais para resolver o assunto. É triste que um campeão seja tratado desta forma, lá fora isto não se verifica e seria melhor se no futuro a Liga fizesse como se faz em Inglaterra, entregar o troféu ao campeão no jogo em casa, logo após a consagração do título.

A pensar no Manchester

Foi um Porto a pensar no jogo da próxima quarta-feira, a contar para a segunda mão, dos quarto-final da Liga dos Campeões, frente ao Manchester United, aquele que entrou em campo ontem à noite, na cidade invicta. Os jogadores do Estrela, apesar de não estar nas melhores condições físicas, apresentaram-se no estádio do Dragão.

Falando do jogo, Jesualdo Ferreira deixou alguns jogadores de fora, incluindo Fernando e Hulk por opção, e o argentino Lisandro López por castigo. O Porto entrou muito devagar, muito por culpa do Estrela, que tentou assustar logo nos primeiros minutos. Lá na frente o Porto ia ameaçando, ora por Farías, ora por Mariano. Aos 29 minutos, Bruno Alves, após um remate fantástico na transformação de um livre directo, inaugura o marcador, fazendo esquecer a falha de Manchester.

O golo de Bruno Alves e a entrada de Hulk, esta ao intervalo, animaram o público no dragão e também o próprios jogadores. O Porto melhorou bastante e aos 58 minutos Farías, após uma grande jogada de Hulk, faz o segundo dos dragões e o seu primeiro na conta pessoal, porque nove minutos mais tarde, aos 67 "El Tecla" volta a marcar, assinando, assim, uma grande exibição com um bis neste encontro.

Até ao final do encontro, só os pupilos de Jesualdo Ferreira, é que fizeram algo para dilatar o placar no Dragão. Após 90 minutos, o Porto garantiu os 3 pontos, uma vitória e jogadores muito motivados para o jogo de quarta-feira.

Liedson para rei, já!

O Sporting entrou ontem em campo com o intuito de controlar o jogo, e não de dar espetáculo, pois falta Vukcevic, Izmailov não joga a 100% e sobra Pereirinha, que cada vez está melhor, ontem foi dos poucos a levar a equipa para a frente. Mas a estrela do jogo de ontem foi outra, de seu nome Liedson da Silva Muniz, mais conhecido na gíria por "levezinho". Pois ontem, Liedson correu, fintou, organizou, recuperou bolas e o mais importante marcou os dois golos da vitória sportinguista.

A equipa da Naval entrou bem no jogo, com duas jogadas perigosas, uma protagonizada por Davide, outra pelo francês Godemèche, mas aos 13 minutos já perdia com um golo apontado, pelo miúdo, Pereirinha. A resposta navalista não tardou, aos 16 minutos Marcelinho, após uma falha íncrivel de Miguel Veloso, que perde para Marinho e este serve perfeitamente o compannheiro de equipa para o golo do empate. O Sporting não desanimou, com o erro de Veloso e aos 26 minutos Liedson, novamente, põe o clube de Alvalade em vantagem, pela segunda vez neste jogo.

Até ao final do jogo, o Sporting limitou-se a gerir o resultado e a Naval pouco fazia para chegar ao empate, só por Pedro Silva, sempre muito activo, e Liedson é que o Sporting assustava. Quando já muito pouco gente esperava Liedson, aos 94 minutos, põe um ponto final no jogo e afasta de vez o Benfica da luta pelo título e talvez do segundo lugar.

Águia em queda livre

Adeus título. Foi este o sentimento benfiquista ontem na Luz, as aguias até entraram bem, mas ao 23 minutos Tiero "apagou" a Luz, com uma cabeçada de rompante, que deixa toda a defesa encarnada colada ao chão.

Ao longo de todo o jogo, o Benfica fez tudo para ganhar. Quique trocou, os dois centro-campistas mais recuados, por Ruben Amorim e Carlos Martins, que deram muito mais largura, mas também muito mais alegria ao meio-campo encarnado. Maxi esteve endiabrado na direita e Cardozo de todo fez para garantir os 3 pontos, mas tanto o ferro, como Peskovic ivitaram o golo do paraguaio.

Se nos últimos jogos o Benfica foi beneficiado pelos árbitros, neste tem razão de queixa, pois Marco Ferreira anulou um golo limpo a Nuno Gomes. Aos 76 minutos a Luz vibrou de emoção, mas de golo não se tratava, era Mantorras que acabara de entrar, o único que parece dar alegrias aos sócios encarnados.

Findados os 93 minutos na Luz, sobram agora 6 jornadas para o Benfica garantir pelo menos o 2ºlugar no campeonato, pois no Porto, ja se canta "campeões, campeões".

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Insulares empatam no Minho

Foi um Braga ainda a pensar na eliminação europeia, frente ao Paris Saint Germain, aquele que se apresentou frente ao Marítimo, no estádio Axa. É óbivio, que ja passaram algumas semanas desde a eliminação europeia, mas nota-se que este Braga ainda não afastou por completo esse fantasma.

Falando do jogo propriamente dito, as duas equipas não foram alem de um empate a 1. O Braga adiantou-se no marcador por Luís Aguiar, através de uma grande penalidade, o Marítimo não esteve para grandes surpresas e o capitão Bruno tratou de imitar o jogador do Braga, e igualou a partida também pela marca dos 10 metros, ainda na primeira parte.

A segunda parte, mostrou-nos as duas equipas em busca da vitoria, mas nenhuma foi capaz de evidenciar o bom futebol, que as ambas já nos habituaram.
A jornada prosseguiu, ainda, hoje à noite na Mata Real, com o Paços de Ferreira a receber o Vitoria de Guimarães, que não foram alem de um empate, novamente, a 1 golo.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Paulo Sousa despedido do Queens Park Rangers

O Queens Park Rangers anunciou hoje, no seu site oficial, o despedimento do treinador português, Paulo Sousa.
A razão deste despedimento, segundo o clube, é o facto de Paulo Sousa ter revelado "informações altamente confidenciais", acerca do clube.

É certo, que Paulo Sousa, não estava a fazer uma grande campanha à frente deste clube, estando sempre situado no meio da tabela, desde que assumiu o cargo. Em 26 jogos conseguiu apenas 7 vitórias.

Ainda não há declarações do ex-internacional português, acerca do motivo, pelo qual, foi despedido.

Liga dos Campeões

Depois da grande exibição que assistimos nos "Teatro dos Sonhos", entre o Manchester United e Futebol Clube do Porto, em que as duas equipas culminaram uma grande exibição com um empate a duas bolas, ontem foi a vez de Liverpool e Chelsea se defrontarem em Anfield, também se realizou à mesma hora o Barcelona-Bayern de Munique.

Se em Camp Nou não houve grandes surpresas, o Barcelona dominou por completo o Bayern e venceu por uns claros 4-0, com o trio atacante formado por Henry, Eto'o e Messi a deixarem a equipa bávara de cabelos em pé, já no outro jogo, o super-Liverpool foi surpreendido pelo Chelsea de Hiddink, que venceu em Anfield por 3-1.

Na próxima semana realizam-se os jogos da segunda-mão, onde todos esperamos, claro, que o Porto ultrapasse a equipa treinada por Alex Ferguson e passe para as meias-finais.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Apresentação

Começo aqui um novo blog, no qual pretendo partilhar convosco uma das minhas grandes paixões, o desporto, nomeadamente tudo o que envolve o futebol.

Decidi criar este endereço, pois sentia falta de poder exprimir a minha opinião sobre o mundo do futebol. Sempre fui um seguidor, e comentador, assíduo dos jornais online "record" e "maisfutebol", mas como em todos os fóruns e coisas do género, há uma certa escolha nos comentários e também, na minha opinião, deviam ser aceites apenas comentários com "pés e cabeça".

Neste blog espero criar um certo "clima familiar", e também que seja um espaço em que os seguidores se sintam bem e deixem claro a sua opinião.